Histórico:

- 01/08/2010 a 07/08/2010
- 25/07/2010 a 31/07/2010
- 18/07/2010 a 24/07/2010
- 11/07/2010 a 17/07/2010
- 04/07/2010 a 10/07/2010
- 27/06/2010 a 03/07/2010
- 20/06/2010 a 26/06/2010
- 23/05/2010 a 29/05/2010



Outros sites:

- Desafio do Conhecimento Its
- Colégio Elisa Andreoli


Votação:

- Dê uma nota para meu blog

Indique esse Blog


Contador:

Código html:
Cristiny On Line



 

 

Antes de responder a pergunta principal deste nosso 6º tema, temos que começar por baixo, precisamos olhar tudo por trás e analisar de onde chegamos nesse maldito ponto.

Quando criança, eu, você, qualquer um da face da Terra, sonhou em ser qualquer profissão no futuro, geralmente uma profissão presente em seu dia-a-dia e que o fascine. Médico, dentista, professor, veterinário... Tudo parecia tão simples, mas, com o passar o tempo, nós mesmos percebemos que o bicho tem mais de sete cabeças. Com o tempo, cada pessoa começa a perceber que ser aquilo que ela idealizava na sua infância já não é mais válido, ela começa a ver que cada pessoa tem sua vontade, seu estilo de vida, sua personalidade, e que vários são os fatores que fazem cada pessoa seguir seu rumo e se direcionar a um setor no trabalho. É exatamente ai que está o problema. E se o curso que eu escolher for um famoso "Curso Saturado?", e se tudo que eu fiz e desejei na vida até então foi, de fato, trabalhar nessa área? O maior e melhor conselho que responde esta dúvida é: Não desista. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando, não é? Quer dizer, mais vale um profissional de qualidade lutando para trabalhar naquilo que sabe e gosta, do que dois profissionais ganhando salários manchados, trabalhando naquilo que não levam jeito e que, em consequência disto, vão acabar ficando desempregados ou infelizes com a própria profissão.

 

 

A verdade é que cada um deve lutar por aquilo que deseja seguir em sua carreira profissional, mas lutar mesmo, sair atrás de trabalho. É estar na medida certa, seguro o suficiente para não deixar se abalar diante uma dificuldade, mas carregando a humildade ao seu lado sempre.

 

Como ninguém é de ferro, e milagres são muito raros, há dicas para àqueles de desejam seguir uma carreira inclusa no termo "Saturado". O primeiro de tudo, que eu, pessoalmente, acho de extrema importância para toda e qualquer profissão, são as línguas. Uma pessoa que tem fluência em pelo menos um língua estrangeira já tem grandes privilégios diante de uma grande maioria de cursos, pois no fundo as empresas procuram por alguém que saiba falar pelo menos duas línguas, mas a falta de interesse dos próprios entrevistados não ajuda. Mas não fique tão alegre assim, um colégio que oferece duas aulas de 45 minutos de um outro idioma por semana não chega nem perto de ser o suficiente. Corra atrás. Hoje há dezenas de cursos oferecidos, principalmente o Inglês e o Espanhol. Porém, caso você não tenha dinheiro suficiente para poder bancar um curso de línguas ou é malandro demais para ficar uma hora e meia fora de casa aprendendo outro idioma, não é só esse fator que conta.

 

 

Um segundo fator que deve estar incluso neste post é a mobilidade. É fácil profissionalmente, porém difícil emocionamente. Ela se resume praticamente em mudar de região para conseguir um bom emprego, pois talvez o curso que é saturado na sua cidade pode não ser saturado e até estar precisando de mais trabalhadores em outra cidade. E difícil desta questão são os amigos e a família que estaremos deixando para trás, toda nossa história que talvez foi construída em certo estado agora passaria a ser um passado que ficaria pisoteado de um novo futuro com novas oportunidades, onde cada um sabe e cuida de si mesmo. Embora este ponto seja algo meio difícil de lidar diante esta questão emocional, muitas pessoas recorrem à ele.

 

Bom, o terceiro e talvez mais importante fator são as Redes de Contato. Há muita gente que diz que Redes de Contato é a forma mais eficaz na obtenção de um emprego, e talvez elas estejam certas. O famoso QI (Quem Indica) continua sendo uma estratégia rápida e fácil quando se quer um emprego, consiste em ex-colegas ou amigos que trabalham em certa empresa te indicar passando toda a sua qualidade no assunto, mas ele não representa qualidade, não quer dizer que você tem total chances de conseguir tal emprego graças ao seu amigo que trabalho em tal empresa. Por isso, é preciso ter um boa e mais ampla Rede de Contatos, o que eu faço para conseguir isso? Contatos! Internet, elevador, hotéis, eventos, achando números antigos na agenda, batendo um papo ao lado da máquina de café... São algumas das maneiras de conseguir ingressar nesse novo mundo: apenas nas bobas trocas de informações cotidianas você pode conhecer desde o faxineiro até o presidente de uma empresa, pode saber como ela funciona e com quem deve dividir sua experiência para ingressar nela. Qualquer ajuda é bem-vinda, não importa se a pessoa com quem você decide conversar seja vice-presidente ou estagiário, ela saberá de fato todo o funcionamento da empresa, tudo o que se faz, seu ritmo, quem trabalha lá e talvez até como elas conseguiram tal emprego. Ah, lembra daquele seu antigo amigo de escola que era filho do dono de um famosa empresa? É, ele também pode ser um bom caminho para sua jornada, desde que vocês tenham afinidade verdadeira. Adquirir uma Rede de Contato de qualidade não é algo fácil, mas também não chega a ser difícil: Tire seu paletó do armário, saia de casa e bote sua língua para funcionar... E caso você não queria levantar de sua cadeira, você pode arranjar boas oportunidade em redes socias online... Pois é, quem diria? Nunca subestime fóruns ou até mesmo o Orkut, eles provavelmente foram ferramentas essenciais para que milhares de pessoas conseguissem seus sonhados empregos.

 

 

Por fim, devo dizer para não desanimar, desde que você esteja correndo atrás daquilo que você sonha, daquilo que você gosta... Tudo acabará bem.

 

Ah, e hoje trago quatro vídeos e um novo site para os leitores:

Como Fazer Contatos (Vídeo 1)

Palestra Network (Vídeo 2)

Globo News (Vídeo 3)

O Que São Redes Sociais? (Vídeo 4)

CEDETonline (Site Pago)



- Postado por: Alguém Como Você às 15h04
[ ] [ envie esta mensagem ]

___________________________________________________