Histórico:

- 01/08/2010 a 07/08/2010
- 25/07/2010 a 31/07/2010
- 18/07/2010 a 24/07/2010
- 11/07/2010 a 17/07/2010
- 04/07/2010 a 10/07/2010
- 27/06/2010 a 03/07/2010
- 20/06/2010 a 26/06/2010
- 23/05/2010 a 29/05/2010



Outros sites:

- Desafio do Conhecimento Its
- Colégio Elisa Andreoli


Votação:

- Dê uma nota para meu blog

Indique esse Blog


Contador:

Código html:
Cristiny On Line



 

 

Cursos técnicos seriam uma boa forma de garantir um bom emprego e, quem sabe, se dar bem na vida? Sim. Garantia de Qualidade? Nem sempre. Desde que passei da fase em que percebi que não sou mais criança, eu, assim como qualquer outro jovem, sou pressionado por todos a minha volta (inclusive eu, claro) a dar duro nos estudos, tudo e todos me dizem que o mercado de trabalho hoje em dia anda muito mais difícil do que outros tempos. De uma coisa eu sei, nada vai cair do céu, não vai acontecer nenhum milagre. E é fato que, ninguém consegue ser um bom profissional sem um bom preparamento.

 

Cursos técnicos são uma via mais acessível entre os jovens e o emprego. São de curta duração e dão um "empurrãozinho" para que o jovem consiga se guiar no mercado de trabalho, afinal, é obrigatório o estágio dentro de empresas, quando se fala em curso técnico. O curso técnico é voltado inteiramente à sobrevivência, às necessidades que temos de enfrentar hoje em dia, como nos virar no dia-a-dia, é voltado também à agilização do processo a qual o jovem passa quando arranja seu primeiro emprego e, daí em diante, engressa no mercado de trabalho.

 

Por outro lado, os cursos técnicos não tem o mesmo peso que fazer uma boa e velha faculdade. O curso superior é algo mais trabalhoso, é preciso dedicar mais tempo de sua vida para trabalhar em cima da teoria, há, assim, muito mais tempo para abordar assuntos referentes à área que o jovem irá seguir. Uma pessoa que tem curso superior é mais procurada do que uma pessoa que possui apenas um curso técnico, isso deveria nos levar a conclusão de que quem faz um curso superior tem pelo menos 50% de chances a mais de arranjar um bom emprego do que quem tem, em seu curriculum, um curso técnico, não é? Não. Pense comigo, já sabemos que o mercado procura por pessoas que tem curso superior em seu histórico, primeiramente, pois, na teoria, elas seriam mais qualificadas... Mas e aquele cara que faz curso técnico e que já arranjou um estágio na empresa que procurava alguém novo com um curso superior? E se ele realmente for tão qualificado como qualquer outro? Para que a empresa passaria pelo trabalho de sair a procura de um novo empregado se ela já tem quem precisa ali mesmo, dentro de seu teto?

 

Analisar os dois lados que propus nesse post, e dizer que os dois são de qualidade, é inevitável. Não há como dizer qual é melhor ou pior, afinal, cada casa é um caso, não é? Vai da visão do mundo da pessoa que tem para escolher entre os dois caminhos. Eu quero qualidade, ou oportunidade? Não importa que eu escolha, eu vou ter que ralar para alcansar meu objetivo.

 

 

Caso você queira saber um pouco mais, navegue nos links abaixo:

Abril (Fornecido pelo Desafio do Conhecimento)

MetropoliOnline (Fornecido pelo Desafio do Conhecimento)

 

SENAC (Cursos Técnicos)

Vídeo  (Emprego de A a Z - Matéria exibida no Fantástico 2008)

Vídeo 2 (Depoimento de uma ex-aluna do Curso Técnico SENAC-SP)



- Postado por: Alguém Como Você às 15h27
[ ] [ envie esta mensagem ]

___________________________________________________